Tratamentos e cuidados antes do retoque de mechas ou primeira descoloração
Oi gente, tudo bem?
Tô sumida, eu sei, mas hoje eu consegui um tempinho e resolvi compartilhar com vocês um cronograma que fiz no meu cabelo antes de retocar minhas mechas.
Para quem não conhece meu blog , não leu nenhum outro post e caiu de para-quedas aqui,vou fazer um breve resumo do tipo de conteúdo. Sou Cabeleireira e maquiadora formada pelo Senac RJ, compartilho conhecimento e gosto pelos assuntos relacionados a minha área de trabalho.
Sobre meu cabelo
naturalmente cacheado, raiz lisa, cor natural castanho médio.
Usei coloração loiro extra claro por algum tempo (tem publicações bem legais no blog dessa época).
Um pouco mais de 10 anos fazendo mechas bem claras.
Já fiz progressiva a base de formol e também a base de ácidos.
Essas informações são importantes para que você entenda que minhas opiniões sobre determinados assuntos não são somente como profissional da área, mas como experiência própria.
O cuidado constante com meu cabelo não é somente por conta das descolorações, cabelo cacheado dá tabalho .
Reforço esses cuidados após cada retoque de mechas, antes era a cada 4 meses, hoje faço a cada 8/9 meses.
O cabelo estava com crescimento lento, frágil em alguns pontos e com estrutura estranha em outros, nada relacionado a quÃmica (falo sobre isso em outro post),mas já deixo aqui umas fotinhos para vocês terem noção do que estou falando
Estava mais do que na hora de fazer o meu retoque, a raiz estava enorme, pensei então em dar um reforço e preparar ele para aguentar o processo de descoloração.
Pensado em tudo que ele iria passar, tempo de reação, força do oxidante... Como eu mesma faço minhas mechas (claro que tenho reforço da minha filha em alguns pontos) sei o quanto a descoloração é agressiva para o cabelo.
Até o cabelo que se considera virgem precisa de cuidados para passar por uma descoloração, determinados shampoos, condicionadores e até mesmo a água do chuveiro pode interferir no resultado da descoloração.
Quem me acompanha sabe que uso shampoos não tão comerciais, mas nesse perÃodo estava usando pantene ( sei que muita gente vai falar mal dele), mas o foco aqui é a preparação do fio. Suspendi o uso do pantene, usei a linha acquaflora nutrição celular, intercalei com uma máscara hipernutriva ( dream cream da lola) e fiz cauterizações a frio com uma linha da amend, nada de uso profissional, pois era reforço e não reconstrução em cabelo com dano extremo.
Eu falo muito né? Mania de virginiana que gosta de deixar tudo muito explicadinho.
Essa substiuiçao é necessária por conta dos ativos que ajudam na estrutura do fio, e o condicionador pantene também atrapalha a descoloração, por formar uma pelÃcula no fio (petrolatos fazem isso).
Mesmo um cabelo sadio precisa ter cuidados quanto nutrição e reconstrução, se engana quem acha que um fio sem quÃmica não precisa de reforço, crendo que só hidratação é suficiente, como disse até a água do nosso chuveiro pode causar algum nÃvel de debilidade no fio, temperatura da água, quantidade de produtos usados para tratamendo da mesma (cloro e tantos outros metais que desconhecemos), luz solar, vento, poeira ou seja nosso cabelo está exposto tanto quanto nossa pele.
Resolvi fazer isso 2 meses antes da descoloração,
15 dias antes parei a máscara da lola, ela também forma uma pelÃcula no fio, mas com propriedades boas, ou seja óleo ou gordura boa (origem vegetal) se não interromper iria atrapalhar na descoloração, essa dica é importante para quem costuma a fazer umectação com óleo de coco, dê uma pausa um tempo antes de fazer seu retoque.
Procure lavar os cabelos pelo menos a cada 20 dias com shampoo de limpeza profunda quando for fazer a cauterização, assim vc garante que o fio estará totalmente livre e com as cutÃculas prontas para receber o tratamento, não esquecendo de se possÃvel usar uma máscara ácida ou vinagre para fechar as cutÃculas e garantir que o tratamento permaneca dentro do fio, de nada adianta alguns desses passos se você não tiver atenção nisso, cabelo poroso ou extremamente ressecado as cutÃculas ficam abertas e tudo que você coloca vai sair, não adianta, dinheiro e tempo jogado fora, por isso a nutrição é tão importante quanto a reconstrução.
Um cabelo desnutrido não segura nada, nem água .
Evite tração e calor extremos na semana do procedimento, atenção na hora de desembaraçar os fios. São costumes que devem ser seguidos de maneira rotineira, previne a quebra, melhora o crescimento e elimina aquele monte de fios partidos, caso necessário observe se é preciso um corte bordado ( nada de corte bordado na máquina).
o Resultado será um fio forte o bastante para passar pelo processo de descoloração,podendo ser até mais rápido, sem surpresas no processo e após, onde você ficou muitas vezes penando durante mais de 2 meses tendo que cuidar de maneira intensa para recontruir a fibra tão danificada.
Repassando
Escolha um kit de shampoo e condicionador e máscara para uso semanal ou a cada 3 dias de acordo com a necessidade do seu cabelo,os mais comuns são hidratantes.
1 máscara bem nutritiva, olhe bem a composição, quando mais oléos e manteigas de origem vegetal melhor ( abacate, coco, oliva, argan, trigo...).
1 kit de cauterização ou reconstrução* ( * não é só queratina ) cistina,lisina, aminoácidos, proteÃnas e muitos outros elementos que compõem o nosso fio, uso quinzenal, não esquecer do shampoo de limpeza profunda.
1 termoprotetor com caracterÃsticas nutritivas
finalizador sem óleo de origem mineral.
Vou postar algumas fotos do meu cabelo de antes e após a descoloração para uma comparação.
Qualquer dúvida, tô sempre a disposição no que puder ajudar.
Até o proximo post!