Loira e lisa Sim!

terça-feira, agosto 20, 2019

Progressivas ácidas para loiras

Olá pessoal, tudo bom?
Hoje estou aqui para dividir com vocês a minha opinião profissional sobre um assunto polêmico, "Loiro x Liso", ou quem faz mechas super claras pode fazer progressiva?
Qual progressiva é indicada para cabelos loiros descoloridos? Formol x Ácidos.




Senta que o post é longo!

Resolvi colocar esse assunto aqui pois tenho visto inúmeras perguntas sobre isso em posts no facebook, tanto em grupos de profissionais quanto grupos mistos sobre cabelos, é um tema recorrente e sempre com respostas bem divergentes, afinal cada profissional tem uma linha de pensamento e maneira de trabalhar. Vou deixar a minha aqui, compartilhando com vocês a minha resposta com base nos resultados obtidos nesses anos de trabalho com cabelos.

Ponto crucial: desde que me formei eu aboli o uso de formol na minha vida, antes disso eu já usei formol no meu cabelo e tbm já convivi com ele por um breve período quando abri meu primeiro salão.
Quando se tem conhecimento do mal que essa substância causa, é loucura continuar fazendo uso dela, principalmente os profissionais que são expostos de maneira continua.
Esse assunto já foi mais que discutido e explicado, então vou focar nas escovas a base de aminoácidos, sem deixar de citar os efeitos do formol nos fios.

Vamos lá!
 O formol enrijece o fio, encapsula ele ( impede a entrada de nutrientes), dissolve o cimento intracelular ( parte interna) e a queratina (responsável pela proteção do fio), resultado é um cabelo oco, enrijecido e sem condições de receber tratamento. Muitas de nós já sabemos o que acontece, cabelos com pontas ralas e desiguais, sem movimento, pontas extremamente secas e muitos fios partidos.





           
 img google


Sem contar no resultado das futuras descolorações, as mechas tendem a abrir em tons desiguais, o fio se rompe, fervem, demora na abertura de tom. Isso por que o fio estando encapsulado o descolorante não consegue agir de maneira regular e quando consegue romper essa "barreira", encontra um fio totalmente desprotegido e desnutrido daí ocorre a ruptura da fibra.

teste de mecha


 Progressivas de aminoácidos 

Também conhecida como escova Ácida, é um composto de aminoácidos, ácidos e outros elementos , os aminoácidos fazem parte do cimento intracelular ( arginina, cisteína, lisina, metionina serina, tirosina,etc), em conjunto com um ácido, ex: acético, tânico ou glioxílico ( este último tem uma polêmica que explico no final do post). 
A combinação desses elementos funcionam para devolver uma parte dos elementos do cabelo que são perdidos em processos químicos e físicos, realinhando os fios, reduzindo o frizz, fechando as cutículas, deixando os fios mais sedosos, com brilho e movimento.
 Uma vez que você repõe os nutrientes e realinha a estrutura o ácido  abaixa o ph do fio, fechando as cutículas. 
A polêmica em torno dos ácidos são os efeitos com o uso continuo, o fio vai ficando fino, o ph muito baixo tbm deixa o fio enrijecido e as cutículas fechadas tbm impedem a entrada de nutrientes, mas... tudo isso pode ser controlado com cuidados, o que não é possível ser feito com o formol.

Normalizar o ph e após isso seguir com os cuidados necessários para fortalecer os fios, que todo mundo já está"careca" de saber, o tal "cronograma" capilar.

Para quem não sabe o ph normal do cabelo segue imagem abaixo, o ph da progressiva ácida fica em torno de 3.


img.blog diario da campana

Com os cuidados certos e de maneira continua você terá sim condições de fazer suas mechas como de costume, respeitando o espaço entre químicas e retoques ( converse isso com o seu profissional). Com esses cuidados você terá sim seu loiro lindo e liso!

Ponto importante: Faça e exija sempre o teste de mecha!

Somente vale ressaltar que:
Para trabalhar com escova ácida e cabelo loiro tem que ter conhecimento profissional, pois demanda cuidados na escolha do produto, tipo de aplicação, tempo de pausa, temperatura de prancha, espessura de mecha e número de passadas. 
Existe no mercado inúmeros produtos específicos para loiras, produtos errados e aplicados de maneira incorreta ocasionará resultados ruins, o mais comum deles é a mudança no tom das mechas, mas esse não é o único problema ok!

* obs sobre o acido glioxílico

- o acido glioxílico só muda para aldeído ( mudança de classe química, tornando semelhante ao formol em termos de danos a saúde) com uma alteração absurda de fonte de calor, não existe no mercado secador ou prancha que alcance uma temperatura capaz de fazer essa alteração, as pranchas de 450 graus estão em temperatura usando a escala conhecida como  Fahrenheit, a escala usada no Brasil é chamada de Celsius, por isso quando fazemos a conversão obtemos a temperatura máxima de 230°.

Vou postar aqui alguns resultados dos cabelos com mechas que também usam progressiva ácida.


Cabelo mechas platinadas e uso continuo de prog ácida

Cabelo com prog ácida e retoque com mechas ainda mais claras

Cabelo com uso continuo de prog ácida fazendo retoque de mechas


Mesmo cabelo da primeira foto, aqui quando usava mechas em tom de mel, cabelo que usa prog ácida de maneira continua



Bom pessoal é isso aí!
Vocês já sabem, tô sempre por aqui! 

Qualquer dúvida é só perguntar.





SE VOCÊ GOSTOU DESSE POST, TAMBÉM PODE GOSTAR DESSES:

0 comentários

Pinterest

YouTube

Seu e-mail: