O que você deve saber antes de descolorir os cabelos

segunda-feira, outubro 28, 2013

                               Antes da descoloração


Bom antes de começar você deve entender um pouco sobre a cor natural do seu cabelo e o tom que ele vai ficar depois de descolorir, o reflexo que fica após a descoloração é chamado de fundo de clareamento (irei explicar melhor mais adiante)



Toda coloração pode alterar a cor natural do seu cabelo entre 2 e 3 tons e toda coloração superclareadora pode alterar de 3 a 5 tons a cor natural do seu cabelo.

Mais como assim? você irá perguntar;
então eu vou tentar explicar da maneira mais fácil para você poder entender.

Partindo do tom 4 como exemplo, o tom natural mais comum  no Brasil ,castanho médio.
Então você tem o cabelo castanho e quer deixa-lo louro, você precisa saber que com Ox de 20vl você irá conseguir abrir somente 2 tons. então vamos lá na tabela

4 castanho médio + tinta  7 + Ox. de 20vl  = 2 tons = 6 louro escuro.
Usando Ox. de 30 vl = 3 tons = 7 louro médio.

Uma coisa muito importante, observe que na caixa sempre há uma tabela de resultado da corpode acontecer do tom não ficar igual  ao da caixinha, pois essa tabela não leva em consideração o resultado do fundo de clareamento, pois isso vai  depender de cada cabelo. Ou seja seu cabelo irá ficar 6 louro escuro + cor de fundo (veja a tabela ao lado, a cor de fundo equivalente ao 6) 
o resultado será um reflexo alaranjado.Veja o exemplo abaixo, observe a imagem ampliada (cor alaranjada)



Com Ox. de 30 vl. o cabelo irá  ficar 7 louro médio + cor de fundo = Louro acobreado




As colorações superclareadoras são sempre usadas com Ox de 40vl e numa proporção de 2x1 ou seja se você compra uma tinta de 60gr. você deverá usar 120ml de Ox. Muitas colorações vendem o kit, geralmente o Ox é de 30vl, Mas as colorações profissionais não e dentro da caixinha da coloração profissional vem com essa explicação, sobre qual ox usar e proporção, isso interfere e muito no resultado final.


  Agora usando um superclareador                                 

 Seu cabelo esta num tom 5 (Castanho Claro) e você ira usar uma tinta super clareadora tipo 11 ou 12;
Você já sabe que as tintas só "abrem" 4 tons ou existem algumas profissionais que prometem até 5, olhando na cartela 5 (castanho claro) + 4 tons = Louro muito Claro + cor de fundo = Louro muito claro dourado, ou 5 ( castanho claro) + 5 tons = Louro Claríssimo + cor de fundo = Louro claríssimo dourado.

Ex: de Louros Dourados  









Linha Pure Platinum (Super Clareadores) Alfaparf



 Para você poder compreender o por que do  " dourado" , "acobreado" ou "avermelhado", esses tons são conhecidos como reflexo, isso é o tom que você observa no seu cabelo quando incide a luz.
Então é assim:


Por isso quando você for escolher a sua coloração observe a numeração da caixinha e não se fixe somente na foto, pois você deverá lembrar que o resultado irá depender da cor natural do seu cabelo e do fundo de clareamento.

Existe também a  cartela de neutralização
É a estrela de Oswald


Que é usada para "neutralizar" os tons indesejados no resultado da coloração.

Vamos ao exemplo lá de cima.

 Seu cabelo esta num tom 5 (Castanho Claro) e você ira usar uma tinta super clareadora tipo 11 ou 12;
Você já sabe que as tintas só "abrem" 4 tons ou existem algumas profissionais que prometem até 5, olhando na cartela 5 (castanho claro) + 4 tons = Louro muito Claro + cor de fundo = Louro muito claro dourado, ou 5 ( castanho claro) + 5 tons = Louro Claríssimo + cor de fundo = Louro claríssimo dourado.


Para evitar esses resultados finais de louro muito claro "dourado" que na cartela de reflexos é = 3 amarelo,
você terá que ver o  lado oposto do amarelo na estrela de Oswald que equivale ao violeta ( =2 na cartela de reflexo). Então você deverá comprar uma coloração com o final da numeração em 2 ex: 11.2 ou 12.2, para poder eliminar ou então suavizar o tom de amarelo que fica no cabelo e então poder ficar um tom de louro "limpo".


Então pessoal estou aqui sempre pronta a ajudar.
Qualquer dúvida deixe aqui seu comentário.
Abraços e até o próximo post!


























SE VOCÊ GOSTOU DESSE POST, TAMBÉM PODE GOSTAR DESSES:

8 comentários

  1. oi,

    Neste post parece que vc está explicando sobre clareamento com tinta e não com descolorante vc pode esxplicar como funciona a parte do descolorante? caso for tinta isso depende muito do pigmento que tem no cabelo por exemplo a nuance 4,0 tem um pigmento vermelho se for clareada com tinta e não com descolorante e essa tinta clareia por exemplo uns 3 tons aí a nuance vai para o 7,0 com o pigmento avermelhado - acobreado por causa da cor de fundo aí complica já que com o descolorante e nuance abre mais e fica mais fácil de matizar do que clareando somente com tinta. Vc pode me explicar se estou certo?

    ResponderExcluir
  2. @Anônimo Olá, vamos ver se consigo passar direitinho pra Vc : na tabela de fundos de clareanento é a mesma sempre! Seja para tinta ou pó descolorante, nosso cabelo é composto por 3 cores de pigmentos principais, azul, vermelho e amarelo. Os mais escuros tem mais vermelho, por isso mesmo com tinta ou descolorante o tom de clareamento sempre puxará para esse tom ( vermelho, vermelho alaranjado, cobre, laranja, amarelo alaranjado) a mistura do pó com o ox realmente é mais potente em seu poder de aclamação , mas tudo irá depender do tom natural do fio, das condições do fio ( se é fino ou espesso, se as cutículas são seladas ou mais abertas, se tem química, se é resistente.....) uma série de avaliações que devem ser feitas, pois Vc não pode sair metendo ox de 40 num cabelo só por saber que a volumagem maior do ox resultará numa maior aclaração isso poderá resultar num corte químico.
    A maioria dos pós descolorantes de hoje dizem abrir até 7 tons então eu prefiro ir com calma e usar sempre ox de 20, processo mais demorado mas satisfatório e seguro. E depois é só seguir a estrela de oswald para anular os tons indesejáveis. Ex: após descolorir o cabelo ficou amarelo alaranjado eu costumo matizada com ox de 10 e tinta 12.11, pois o 12 vai dar uma limpada nas mechas e o. 11 é um tom de cinza reforçado que irá neutralizar o tom de laranja. Irei postar a tabela de aclaração segundo a volumagem do ox. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  3. obrigado pela resposta, mas me tire uma dúvida: quando nós queremos uma cor que fique igual a da foto da embalagem da tinta e é impossível fazer essa pintura ficar igual aquela cor porque depende da cor de fundo dos nossos cabelos naturais e eu não posso descolorir os meus fios porque ele é alisado com tioglicolato de amônia o que é incompatível com descoloração ou tintura com oxidante acima de 6%. E a base da minha cor é 5,0 e a cor de fundo natural do meu cabelo está entre o vermelho - alaranjado como mostra na tabela acima do seu post e eu quero clarear 3 tons a mais da minha cor natural sem descolorir para ficar loiro claro na base 8,0 e para isso eu tenho que comprar a tinta com uma nuance a mais do 8,0 que é o 9,0 cuja cor de fundo é dourada se eu passar a tinta dessa nuance a cor vai abrir dependendo do oxidante, mas a minha cor de fundo (vermelho - alaranjado) vai misturar com a cor de fundo da tinta (amarelo) e vai dar um resultado final como loiro acobreado (laranja) então eu tenho que comprar no lugar da 9,0 uma tinta com numeração de 9,1 ~ 9,11 para que o pigmento cinza (azul) matize a mistura da minha cor de fundo com a da tinta é assim que eu consigo clarear o meu cabelo com tinta sem descolorir, é isso?

    ResponderExcluir
  4. @AnônimoComo você mesma já sabe seu cabelo por ter química não é compatível com descoloração nem pode usar tinta que use ox maior que 20 vl.  As colorações acima de 7 precisa usar ox de 30 para que se atenda ao tom loiro. Respeite essas regras pois vai ter corte químico na certa. Um exemplo que tenho, cuido do cabelo da minha mãe e uso hidróxido nela e pinto o cabelo com tinta 8 sendo que uso ox de 20 e abre um loiro acobreado não há possibilidade de anular esse tom pois não houve clareamento o suficiente para isso. Existe no mercado de produtos profissionais um descolorante específico para cabelos com esse tipo de química. Aconselho a fazer poucas mechas com um profissional que trabalhe com esse tipo de produto. O produto em questão é o Deco Art da Tec Italy. Como expliquei antes não adianta usar uma tinta 9 se vc não poderá usar o ox de 30 nem tão pouco será possível a correção de fundo pois não haverá clareamento o suficiente para isso. Espero ter ajudado. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Recomendo horrores esse Deco Art! Tenho cabelo castanho escuro e só com ele cheguei no meu ruivo atual. Além de você não ficar com cabelo de emborrachado ou de palha ao final da aplicação, muito pelo contrário, se usar ox 40, você chega no loiro super claro muuuuuito rápido. Testei aqui no meu pretão numa mecha e por isso usei com ox 20 para dar tempo de aplicar com calma. Rezo que nunca deixe de ser vendido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esse produto ė muito bom, principalmente para quem usa Química no cabelo, acho ele muito mais seguro dodo que o pó descolorante sem amônia.

      Excluir
  6. Olá gostaria de tirar uma dúvida
    Estou com um loiro muito claro dourado
    Se eu utilizar uma tinta de numeração 12.2
    Eu conseguirei chegar em um loiro claríssimo??
    Por favor me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Colorações com numeração acima de 10 são chamadas de superclareadores e para a sua total eficácia é necessário usar ox de 40 vl,é como se fosse um descolorante, só que na forma de creme e ele consegue abrir até 5 tons (usando o ox certo) enquanto o pó abre de 7 a 9. Observe os tons indesejaveis de fundo de clareamento, no caso vc citou dourado, se for muito forte ou ainda tiver algum resíduo de laranja, a melhor escolha será 12.21.

      Excluir

Pinterest

YouTube

Seu e-mail: